POR QUE O MAGAZINE LUIZA
COMPROU A NETSHOES?

Finalmente, o Magazine Luiza fechou a compra da Netshoes, na sexta-feira, 14 de junho. Segundo a matéria do Estadão, o valor gira em torno de aproximadamente US$ 115 milhões. Isto é, US$ 3,70 por ação.

No entanto, aqui cabe parênteses: a Netshoes tem sede nas Ilhas Cayman. Por isso, a negociação é baseada em dólares e não em reais. Voltando ao assunto…

Ainda assim, até chegar neste final feliz para ambas as partes, a compra foi uma verdadeira série de suspense, com muitas reviravoltas. Afinal, o valor fechado foi quase o dobro do oferecido na primeira proposta, que foi de US$ 62 milhões — US$ 2 por ação.

MAGAZINE LUIZA X CENTAURO

O Grupo SBF, dono da Centauro, entrou na disputa e fez uma oferta de US$ 87 milhões (US$ 2,80 por ação). Assim, obviamente, os acionistas se viram tentados em aceitar a proposta mais vantajosa.

Então, começou o leilão até chegar num valor muito mais interessante. Contudo, a oferta maior ainda foi da Centauro, cerca de US$ 127 milhões (US$ 4,10 por ação) para ficar com a loja online. Porém, o Conselho Administrativo da Netshoes recomendou que o grupo escolhesse a proposta do Magalu.

ENTENDA O INVESTIMENTO DO MAGAZINE LUIZA

É inegável que a Netshoes é uma empresa do futuro e cresceu apostando na era digital e conceitos omnichannel. Segundo o próprio CEO e Fundador da empresa, Marcio Kumruian, em artigo no LinkedIn, a loja começou na garagem, virou um e-commerce de sucesso e hoje recebe mais de 40 mil pedidos por dia.

Provavelmente, um dos motivos da aquisição foi enxergar potencial e a força de uma das empresas mais conhecidas no meio virtual. Além disso, trazer a expertise da Netshoes para desenvolver e fortalecer ainda mais o Magalu no digital é uma estratégia interessante.

A DÍVIDA DA NETSHOES

Apesar de a loja virtual ser conhecida e aparentemente bem-sucedida, a realidade é que a saúde financeira da Netshoes não estava boa. Segundo matéria do portal G1, em 2018, a empresa teve prejuízo líquido de R$ 140,6 milhões de julho a setembro.

Por isso, apesar da disputa acirrada, o processo de vendas foi rápido, sempre com uma Assembleia Geral Urgente.

NOVO GIGANTE DO E-COMMERCE

O artigo de Marcio Kumruian ainda faz uma afirmação interessante, confira:

“(…) Juntos, formamos o maior player de e-commmerce do Brasil. Somamos mais de 24 milhões de clientes ativos, mais de R$ 21 bilhões em faturamento, mais de 29 mil colaboradores. A transação nos abre ainda uma oportunidade enorme de estarmos cada vez mais próximos aos nossos clientes, inclusive fisicamente: são mais de 1.000 lojas do Magalu espalhadas em todo o Brasil.” (…)

 

Por fim, podemos afirmar que a compra da Netshoes pelo Magazine Luiza levou em conta a experiência da empresa no e-commerce, a capacidade de atingir o público sem nenhuma loja física e as qualidades de ser um negócio do futuro já no presente.

Redação Omninews

Redação Omninews

Outros

Logo-Omninews

A revista que atualiza os seus negócios e traz as melhores tendências do mercado de tecnologia para a sua empresa.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

Rua Paracatu, 309 – São Paulo

(11) 2574-7660

RECEBA NOSSAS NEWSLETTER

Copyright © 2002 – 2019 – Omninews – Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.