ONYO: O APP QUE ENGOLIU
AS FILAS DOS RESTAURANTES

O mobile conecta cada vez mais empresas e clientes. A ferramenta Onyo chega para trazer uma experiência mais rápida e inteligente nas praças de alimentação e restaurantes.

Para falar sobre essa inovação, convidamos Fernando Taliberti para o Omnitalk. O co-fundador da Onyo vai contar como essa ferramenta vem transformando a jornada dos clientes e das empresas.


Como surgiu a ideia de criar a Onyo?

R: Notamos que como nós, muitos consumidores sofriam com a falta de conveniência na hora de comer fora de casa, normalmente, a nossa experiência de consumo mais frequente. Perdemos tempo, enfrentamos filas e temos um tratamento nada pessoal.

Percebemos que a tecnologia já entregava uma experiência de consumo muito melhor no e-Commerce e resolvemos levar esta mesma tecnologia para essa experiência de comer fora.

Com a plataforma da Onyo, o consumidor pode pedir e pagar, antes mesmo de chegar no restaurante, e ser avisado quando seu pedido está pronto para buscar, ou receber na mesa, quando o restaurante tem serviço de mesa. Isso mudou radicalmente a experiência de uma praça de alimentação, por exemplo, bem como, salva o lanche de estudantes com um intervalo apertado, ou te permite pegar alguma coisa para comer no aeroporto em cima do horário do seu voo, sem ter que encarar filas. Também estamos crescendo nossa oferta de restaurantes e localizados em rua e prédios comerciais.


Quantos consumidores e restaurantes vocês tem cadastrados na Onyo? Além disso, como vocês lucram com isso?

R: São mais de 120 mil consumidores cadastrados na plataforma e 260 restaurantes participantes, concentrados na Grande São Paulo. Nós recebemos uma comissão do restaurante sobre os pedidos. 

Como os restaurantes ganham capacidade de vendas com a plataforma, eles conseguem aumentar a lucratividade significativamente.

 

O aplicativo da Onyo está presente e funciona em quais lugares do Brasil?

R: Começamos por São Paulo para entregar muita oferta de restaurantes para cada consumidor. Vamos expandir para outras capitais até o final do ano.


Qual é o grande diferencial da empresa para você? Você considera o seu negócio disruptivo?

R: A experiência de pedir pela plataforma é muito superior e acreditamos que em poucos anos ela será a forma padrão de fazer um pedido em um restaurante, como aconteceu com o táxi.

O grande diferencial está na proximidade que temos com o restaurante, que é essencial para entregar uma experiência melhor do que a que é oferecida no próprio balcão ou no salão.

Precisamos conhecer profundamente a operação para melhorá-la para o próprio restaurante e para o consumidor, de forma que ambos ganhem tempo e produtividade. Para isso investimos em plataforma que integra com 10 softwares de PDV, e esse número está crescendo.

Além disso, fomos pioneiros em aceitar pagamentos digitais com Vouchers de Refeição sendo ainda a única plataforma onde é possível pagar com os quatro principais vouchers de refeição.


A Onyo é a intermediária no processo do pedido. Você acredita que facilitar ambos os lados é a chave do sucesso na era do mobile?

R: Sim. Precisamos entregar muito valor para os dois lados, pois sem restaurantes o consumidor não vem e vice-versa.

Os restaurantes podem extrair enorme valor da plataforma, ganhando produtividade, destravando capacidade de vendas e ganhando a capacidade de se relacionar com o consumidor, recebendo e respondendo a feedbacks, bem como oferecendo um programa de fidelidade.

Para o consumidor, além da conveniência no pedido e do ganho de tempo, os restaurantes oferecem programas de pontos e diversas promoções inteligentes, como desconto fora do pico, para clientes que não voltam há muito tempo ou para provocar experimentação.


A Experiência que a Onyo oferece é reduzir o tempo nas filas. Há ainda mais vantagens para o usuário usar o app?

R: Sim, o tempo na fila é uma parte do tempo que ele pode economizar. Tipicamente um prato de comida demora pelo menos 15 minutos para ser preparado, e a fila toma de 3 a 5 minutos. O cliente que pede pelo App pode economizar 15 minutos por dia. Em um ano ele pode ganhar 3 dias de vida!

Além de tempo, o cliente pode economizar dinheiro sendo recompensado pela sua fidelidade à marca do restaurante ou aproveitando as promoções oferecidas.


Para encerrar, quais são os desafios do presente e do futuro para a Onyo?

R: Já provamos que a experiência funciona, consumidores e restaurantes adoram. Agora nosso grande desafio é expandir, de maneira rápida, mas entregando para cada consumidor uma oferta relevante de restaurantes na sua região, em vários tipos de localidade.

Por isso, estamos captando investimentos para reforçar nosso time comercial e de marketing nesta fase de escalada acelerada.


Perfil - Fernando Taliberti

Fernando Taliberti é co-fundador da Onyo, Engenheiro de Produção formado pela UFRJ, com mestrado em e-Business pelo Politecnico di Torino na Itália. Fez carreira em consultoria na Accenture e na TOTVS, onde se tornou diretor de M&A e da TOTVS Ventures, antes de sair para fundar a Onyo com seu sócio Alexandre Dinkelmann.

Leia a 1ª Entrevista do Omnitalk sobre o Funcionário e a Empresa do Futuro. Clique aqui.

Para finalizar, leia também a revolução do Burguer King ao fazer entregas no trânsito. Clique aqui.

*Pequenas alterações foram feitas, mas sempre preservando e respeitando a opinião do entrevistado.
Redação Omninews

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