O IMPACTO DAS NOVAS GERAÇÕES NO VAREJO

A cada dia, a tecnologia traz novas surpresas numa velocidade nunca antes imaginada. Hoje em dia, já é possível ver carros que andam sozinhos e drones que transportam pessoas sem pilotos.

Porém, poucas pessoas sabem que os sistemas de inteligência artificial já ajudam as empresas nas tomadas de decisões. Além disso, o avanço chegou até na medicina, com médicos virtuais, que fazem diagnósticos cada vez mais precisos.

COM ISSO, SURGEM CONSUMIDORES MODERNOS:

Eles acompanharam a evolução, como o surgimento das mídias sociais, dos smartphones, lojas virtuais e experiências cada vez mais interativas. Suas demandas e desejos também evoluíram, redefinindo como as marcas devem se comportar, já que esse grupo é, de longe, o maior grupo de consumidores, tanto em número quanto em poder de compra.

EXISTE UM LADO RUIM?

Apesar de todo o avanço e facilidade, esse processo tem o seu lado ruim: ele tira a oportunidade desta geração vivenciar a experiência de uma compra, como sentir, cheirar, tocar e até negociar o valor do produto escolhido.

Por conta disso, os grandes players totalmente online viram a necessidade de ir na contramão do que se esperava há alguns anos, quando se pensava que as lojas físicas iriam acabar.

Assim, eles começaram a criar centros de experiência, onde os clientes podem interagir de verdade com os produtos.

O VAREJO NO CAMINHO DA INOVAÇÃO

A mudança ainda está no começo e a tecnologia, cada vez mais
presente em todos os produtos,
faz com que esta experiência seja ainda mais prazerosa para consumidores vorazes por inovação.

Até a Apple – sempre sinônimo de inovação e tecnologia – percebeu que, além de ter a loja online, investir no modelo tradicional, isto é, abrir lojas físicas em todo o mundo, seria uma estratégia para fazer os consumidores experimentarem todos os seus produtos. Hoje, sabemos que a ideia funcionou e pela décima vez foi eleita a empresa mais admirada do mundo, de acordo com a
Fortune.

TODO ESSE AVANÇO NO VAREJO NÃO PARA POR AÍ...

Nos próximos 10 anos, a tecnologia permitirá usar luvas para tato com a realidade aumentada. E também com o auxílio da inteligência artificial nós poderemos trazer produtos que estavam na imaginação para a realidade com uma impressora 3D.

Assim, será possível ter a mercadoria real disponível em minutos, completando a experiência virtual com a presencial e totalmente personalizada ao consumidor.

Na próxima década, a chamada Geração Alpha, nascida após 2010 e que ainda está engatinhado, vai ser faminta por este tipo de experiência.

Poderemos ver grandes centros de compras focados no cliente, que vão mudar ainda mais a forma de como vivenciamos uma compra. Enfim, a única constante no mundo é a mudança, então é bom estar preparado!

E aí, o seu varejo está preparado para impactar as novas gerações?

 

Edilson Torre

Edilson Torre

Diretor Comercial na Dalla Soluções

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