MARKETPLACE X E-COMMERCE:
ENTENDA AS DIFERENÇAS


As lojas online caíram de vez no gosto dos consumidores e viraram febre em todos os mercados possíveis. Mas a dúvida que todos têm é sobre as diferenças entre o marketplace e o e-commerce Além disso, é importante conhecer para entender qual é o modelo de negócio mais interessante para o seu ramo. Contudo, para ter insights é crucial entender a diferença e os conceitos.


O MOMENTO DO MARKETPLACE E DO E-COMMERCE

De acordo com a matéria da Forbes, as compras online somaram mais de R$ 166,2 bilhões no Brasil. Isto é, uma prova consistente que o público já se adaptou a esse jeito de comprar.

O crescimento dessa modalidade se deve pela vantagem de montar uma infraestrutura , que pode ser muito mais barata. Afinal, o dono não tem alguns limites, como o físico, podendo expor todos os produtos que quiser no site.

No entanto, existem sim outras demandas para comércios virtuais, como possuir uma infraestrutura de TI adequada para conseguir manter a sua empresa sempre online.

Clique aqui e confira as 5 vantagens de usar a nuvem no seu e-commerce.


DIFERENÇA ENTRE MARKETPLACE X E-COMMERCE

E-COMMERCE

É uma loja online tradicional e uma plataforma onde você encontra produtos da marca. A principal diferença no e-commerce é que a marca cuida de todo o processo, desde a compra até a entrega no seu endereço.

Todavia, pode haver a terceirização de algum serviço, como por exemplo o frete. Caso a sua intenção seja comprar pela loja da marca, esta é a melhor opção. Assim, é certeza que o produto adquirido vem diretamente da empresa.

Em síntese, a marca vende ao consumidor o que ela tem em seu estoque próprio e que faz parte de seu portfólio de produtos.


MARKETPLACE

Já o marketplace reúne e oferece vários produtos de diversas lojas online. Conforme afirmações de alguns especialistas da área, esse modelo é como se fosse uma grande vitrine em que diversas empresas expõem seus itens.


VANTAGENS DO MARKETPLACE

  • Baixo custo
    O investimento costuma ser baixo para vender através de marketplaces,  você só precisa negociar com o site a comissão que você terá que pagar a ele por cada venda realizada, colocar o seu produto e vender. 
  • Visibilidade
    Geralmente, os grandes players do mercado recebem milhares de visitas diárias. Então, o seu produto fica exposto numa grande vitrine, gastando apenas com comissão. Sem muito investimento em marketing por exemplo.
  • Venda Bônus
    Sabe quando o consumidor compra um produto e ele pode complementar com outro? Esse outro produto pode ser o seu. Por exemplo: vamos supor que você venda capa para celular e o cliente acabou de comprar um smartphone, o Marketplace pode te indicar como uma compra casada. Dessa forma, potencializando suas vendas.

 

VANTAGENS DO E-COMMERCE

  • Lucro
    Você não precisa dividir seus lucros com intermediários, o que pode ajudar e muito suas receitas.
  • Nicho de mercado
    Facilidade de ser encontrado pelo SEO (técnica e ferramenta para ser encontrado pelo Google) do seu site. Quanto mais nichado for o seu mercado, teoricamente, mais fácil de ser encontrado. Porém, isso depende de um site muito bem feito.
  • Marca
    Você tem total liberdade para interagir com o público e criar relacionamentos vinculados com a sua marca, agregando valor à ela, sendo uma estratégia muito vantajosa a médio/longo prazo.

 

MARKETPLACE X E-COMMERCE: QUAL ESCOLHER?

Primeiramente, é preciso analisar com calma o mercado em geral. Por exemplo, alguns grandes varejistas preferiram adotar o modelo de marketplace, pois ele oferece um custo operacional e logístico muito mais atraente. Igualmente necessário, o e-commerce também é uma opção interessante até para pequenos empreendedores que desejam vender algo pela internet.


PARA RESUMIR...

Por fim, vale relembrar que o marketplace é como se fosse um shopping virtual com diversas vitrines de marcas diferentes e o e-commerce é um comércio eletrônico de uma marca específica. Clique aqui e saiba como garantir uma infraestrutura de TI confiável.


Redação Omninews

Redação Omninews

Outros

Logo-Omninews

A revista que atualiza os seus negócios e traz as melhores tendências do mercado de tecnologia para a sua empresa.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

Rua Paracatu, 309 – São Paulo

(11) 2574-7660

RECEBA NOSSAS NEWSLETTER

Copyright © 2002 – 2019 – Omninews – Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.