TRANSFORMAR É PRECISO.
OBSERVAR E ENTENDER,
FUNDAMENTAL

Cada vez mais presente nas organizações, a busca por transformação motivada pela necessidade de adequação aos novos tempos, tem trazido à pauta assuntos que invariavelmente tocam de alguma forma na cultura da empresa. 

Nesse processo costuma-se dedicar muitos investimentos, sejam financeiros ou de tempo, em entender os caminhos que possam levar a tal mudança, amparada por uma cultura organizacional sólida.

Não pretendo minimizar o quão complicado são os esforços necessários acerca do assunto, mas percebo, muitas vezes, uma energia enorme em buscar os pontos de mudança, adaptação e disrupção internamente, desenhando processos e modelos de relações com o mercado, não raramente, com as “cabeças” que definiram o atual modus operandi.

VOU PROVOCAR UM PENSAMENTO SOB OUTRA ÓTICA:

Se entendo que tal mudança se faz necessária, pois são outros tempos e outros hábitos, me parece bem racional que, ao invés de uma grande mesa de reuniões para definir caminhos, um contato maior com o público, seja interno (colaboradores) e externo, (clientes) possa e talvez seja um ótimo ponto de partida.

Por mais óbvio que isso pareça,talvez o principal ponto de mudança seja o de buscar caminhos alternativos para as perguntas, ao invés de respostas diferentes dos mesmos tomadores de decisão que nos trouxeram até aqui.
Perguntar internamente sobre estratégia de aumento de vendas, por exemplo, pode nos trazer propostas do tipo “aumento do time comercial” ou ainda “aumento de verba de mídia”, enquanto uma Observação (sustentada por da- dos) junto ao mercado pode ter como resposta “novos canais de comercialização”, que tal produto se encaixa melhor para determinado segmento de pessoas ou região.
analisando

FEEDBACK DOS CLIENTES

Cada vez mais e, por vezes, espontaneamente, temos acesso a feedbacks de consumidores, sejam eles positivos ou negativos. Estar atento a eles e ter um modelo de ação e atuação é o que nos tornará mais competitivos e próximos desse público, e preparando se para ações da porta para fora surgirão provavelmente oportunidades da porta para dentro. Uma vez que, como clientes falamos mais, nas empresas que trabalhamos apenas mudamos o lado da mesa sem perder a essência e identidade.

CULTURA ORGANIZACIONAL E FEEDBACK

Se esta mesma relação com o cliente for implantada também com os colaboradores corre-se o risco de uma mudança cultural orientada às pessoas e as relações, e com isso, meu amigo, é muito provável que se reforce a autenticidade e genuinidade deste posicionamento.

Se focarmos que a mudança na cultura das organizações e nas relações são motivadas pelas mudanças da sociedade com a qual a empresa está inserida, observar e entender tal movimentação nos dará insights e norteadores poderosos que auxiliarão nessa movimentação.

Penso que quando esse modelo é percebido e naturalmente implantado, por meio do pleno entendimento, as relações e valores gerados passam a ser ponto de partida e não ponto de chegada, permitindo de fato um posicionamento com as pessoas no centro.

ENFIM...

Não quero chover no molhado, mas convido a todos a olhar para fora e ver o que temos de oportunidade em atender e solucionar algo para nossos clientes e colaboradores. Mudar um pouco a ótica, não deixando de lado, mas em segundo plano, o produto ou serviço e olhando com mais atenção aos que o produzem, criam ou utilizam e fazer isso com olhar crítico e observador. Tenho certeza que os caminhos arduamente buscados para promoção da mudança e transformação talvez comecem a aparecer claramente em frente.

Fica então o desafio: Menos suposição e mais observação, como ponto de partida em nossas iniciativas de transformação, pois a
percepção da necessidade de mudar, provavelmente, esteja ligada a um fato, então, que consigamos dar maior atenção ao fato sem sermos exclusivamente orientados pela vontade de mudar.

Eduardo Oliveira

Eduardo Oliveira

Sócio Fundador da F1 Commerce

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