CULTURA DIGITAL

Ano de 1999. Internet discada. Não havia blog ou redes sociais… Mas a internet vinha ganhando popularidade e a tal da globalização se tornava bem real.

Os mercados começavam a ter sua dinâmica alterada, de maneira sutil, mas consistente.Um grupo de estudiosos notou o movimento. Reunidos virtualmente em um fórum, pessoas do mundo todo discutiam o futuro do mercado. Nascia ali um manifesto. 

O “The Clue Train Manifesto”, que assinalava “o fim do mercado como o conhecemos”.

Multicanal

Ele previa o hoje com extrema exatidão. Dizia que através da internet as pessoas estavam descobrindo rapidamente formas de compartilhar conhecimento relevante. 

Previa também o aumento expressivo da força do consumidor e, antecipando a atual era omni, pontuava como as empresas precisariam se dedicar verdadeiramente na construção de experiências que fossem complementares entre seus canais de venda e de atendimento, garantindo dessa forma sua permanência no mercado.

Quase 20 anos depois, na NRF de 2018, o tema central foi “cultura digital”, com seus impactos sobre as empresas e a dinâmica do mercado. Estrategistas do mundo todo saíram de lá chocados com um ultimato: ou sua empresa absorve a cultura digital, ou estará fora do jogo.Em pouco tempo. Os clientes são digitais há décadas e não querem mais esperar pelas empresas desatentas sobre o manifesto de 99…

Mas como ser digital? Antes de mais nada, muita calma nessa hora. É preciso tempo ao tempo, pois como diz o sábio “o tempo não respeita aquilo que ele não ajudou a construir”. E para construir mudança de forma consistente, além de tempo, é preciso foco. 

Abraçar a cultura digital não significa embarcar em toda novidade que aparecer por aí. É importante saber que muitas ondas tecnológicas são apenas ondas, etapas de meio do caminho preparando a chegada de algo realmente relevante. 

E como falamos de cultura, precisamos pensar em gente. No centro de tudo.Coloque seus esforços no trabalho de conscientização das suas equipes, produzindo uma transição constante de mentalidade em quem dá vida ao seu negócio. 

A evolução para a era digital tem influência no mundo externo, mas só acontecerá de forma sólida se ocorrer de dentro pra fora. Ouça mais o seu cliente, seja expert em antecipar suas necessidades, mas faça o mesmo primeiro por seus times.

Chegará logo o tempo em que “cultura digital” será apenas “cultura”, pois digital será o novo estado natural. Não vejo a hora. Nos vemos lá!

Rodrigo Maruxo

Rodrigo Maruxo

Palestrante, Autor e Consultor na Maruxo Consultoria & Treinamento

Outros

Logo-Omninews

A revista que atualiza os seus negócios e traz as melhores tendências do mercado de tecnologia para a sua empresa.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

Rua Paracatu, 309 – São Paulo

(11) 2574-7660

RECEBA NOSSAS NEWSLETTER

Copyright © 2002 – 2019 – Omninews – Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.