CONCEITOS DE OMNICHANNEL

O advento da internet, da mobilidade e das mídias sociais aumentou consideravelmente as interações entre empresas e consumidores que passaram a colaborar através da geração de conteúdo – recomendações, críticas e sugestões. Nesse novo momento, conhecido como Omniera, as compras tornaram-se mais simples para os consumidores, embora o gerenciamento seja mais complexo para os lojistas.
Atualmente os consumidores conseguem comprar de qualquer lugar e a qualquer hora. As empresas vivem, por outro lado, um momento de convergência de tecnologias e precisam marcar presença no e-Commerce, no Mobile, nos Marketplaces e nas redes sociais.

Dentre as experiências que estão mudando o comportamento de compras dos consumidores, destacamos abaixo algumas situações que já se tornaram comuns no Brasil:

COMPRE PELO SMARTPHONE E RETIRE AS MERCADORIAS NA LOJA FÍSICA:

Essa é uma excelente opção para uma pessoa que precisa passar no supermercado antes de chegar em casa. Esse consumidor acessa a loja on-line ou aplicativo do supermercado, realiza a compra, faz o pagamento e opta por retirar as mercadorias em uma loja no caminho de casa. Assim, economiza tempo e encontra a comodidade e conveniência necessárias.

COMPRE PRODUTOS E SERVIÇOS COM AGENDAMENTO ON-LINE:

Nesse modelo de negócio os consumidores podem comprar e pagar por produtos e serviços através das lojas on-line, agendando a retirada de mercadorias e a realização dos serviços. Um bom exemplo é a compra de pneus com o agendamento para a troca, alinhamento e balanceamento.

compre on-line e troque em qualquer loja física

Quando um consumidor precisa realizar uma troca logo pensa nas eventuais dificuldades que essa operação pode gerar. Em geral, ele precisa abrir um chamado, empacotar o produto e despachar na agência dos Correios, aguardar que a empresa receba o produto, confira e então dê o crédito para que ele possa realizar a troca.

Há, no entanto, empresas que permitem que a troca ocorra em uma loja física. Nesse cenário as coisas tendem a se resolver mais rapidamente e ainda criam a oportunidade de o consumidor passar a frequentar a loja física e criar relacionamento mais próximo.

COMPRE NA LOJA ITINERANTE E RECEBA ONDE FOR MAIS CONVENIENTE:

Muitas empresas perceberam uma oportunidade excelente através de vendas itinerantes. Uma marca brasileira de surfwear, por exemplo, utiliza um caminhão como loja itinerante que percorre as principais maratonas do país. Quem abastece essa loja com as mercadorias é a franquia mais próxima da maratona.

Como a profundidade de estoque dentro da loja itinerante é pequena, eles utilizam um PDV Omnichannel que enxerga outros estoques, inclusive, o de centros de distribuição, de forma que, se não houver disponibilidade para que o consumidor leve a peça, eles realizam a entrega na casa do mesmo.

EXPERIMENTE NOVOS PRODUTOS ATRAVÉS DE REALIDADE AUMENTADA:

Nesse modelo, um consumidor que precisa adquirir um móvel on-line, precisaria imaginar como aquele móvel ficará no local desejado de sua casa. Com o advento de lojas on-line que utilizam realidade aumentada, os consumidores conseguem ver como o móvel ficaria no ambiente que desejam e isso facilita muito a compra.

Os cinco exemplos acima demonstram situações em que as empresas pensaram em formas para melhorar as experiências de seus consumidores e empenharam esforços para que seu sistema ERP possa integrar todas as funções necessárias para disponibilizar as visões de estoques e disponibilidades de agenda em todos os canais, permitir trocas que independam do canal, ir até o cliente utilizando um PDV móvel para realizar as vendas.

Sistemas ERP tradicionais não estão preparados para a Omniera e impedem que todos os canais sejam gerenciados de forma simples e consistente, mas já existem opções de sistemas ERP Omnichannel que contemplam todas as funções necessárias para tornar realidade os cinco exemplos desse artigo.cinco

Samuel Gonsales

Samuel Gonsales

Chief Product Officer e-Millennium ERP Omnichannel

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