Big Data: como os dados estão
transformando a Fórmula 1


Um carro de Fórmula 1 pode correr a 370 km/h, mas ainda fica para trás e não consegue superar a velocidade em que os dados estão sendo produzidos. Dessa forma, o Big Data é essencial para empresas hoje em dia, como também para os esportes em geral.

As informações geradas pelos dados chegaram a dar uma vitória incrível de Lewis Hamilton, nesta temporada, em que o inglês garantiu o 6º título da categoria.

 
 
 

 

O QUE É O BIG DATA?

O Big Data nada mais é do que armazenar dados, que são informações relevantes, e usufruir delas para tirar vantagem competitiva e lícita. Ou seja, um aplicativo de comida sabe, através de seus dados, quais são os seus pratos favoritos e pode fazer promoções personalizadas para você.

VITÓRIA DO HAMILTON OU DO BIG DATA?

Segundo reportagem da Época Negócios, no Grande Prêmio (GP) da Hungria de 2019, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, tentava ultrapassar o adversário Max Verstappen da Red Bull, mas não estava conseguindo, mesmo com um carro mais rápido.

Porém, mesmo perto do líder da corrida e com 21 voltas para tentar a ultrapassagem, Hamilton parou nos boxes e fez quem estava assistindo ao GP não entender nada. Afinal, a diferença que era mínima passou para mais de 20 segundos.

 
 
 
 
 

 

Lewis Hamilton_GP_Hungria_2019

Resultado: a três voltas do fim ele conseguiu ultrapassar Verstappen e ganhar a corrida.

Tudo isso, pois a equipe de estratégia da Mercedes colheu dados no treino de sexta-feira e conseguiu prever o comportamento do pneu e as possibilidades maiores de vencer. E deu certo!

BIG DATA TAMBÉM APLICADO PARA PMEs

Não precisa ser uma Mercedes da vida para aproveitar os benefícios que essas informações geradas constantemente podem oferecer. A sua média ou pequena empresa também pode colher as informações, observar e ganhar insights de negócios e vantagens competitivas em tempo real.

Por isso, que os dados valem ouro na era digital. Entender o seu cliente, saber as preferências e o comportamento deles podem garantir boas vendas no presente e no futuro.

 

 

VANTAGENS DO BIG DATA

  • Criação de estratégias assertivas
  • Relacionamento com o cliente
  • Otimização dos processos internos
  • Observação da concorrência
  • Tomada de decisões mais rápidas
  • Identificação de padrões
  • Insights de negócios

Resumindo, a sua empresa pode contar sim com a tecnologia do Big Data para garantir vantagens competitivas e entender o seu cliente. Porém, fique atento na utilização dos dados deles, afinal, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entra em vigor em agosto de 2020.

 

 

Redação Omninews

Redação Omninews

Outros

Logo-Omninews

A revista que atualiza os seus negócios e traz as melhores tendências do mercado de tecnologia para a sua empresa.

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

FALE CONOSCO

Rua Paracatu, 309 – São Paulo

(11) 2574-7660

RECEBA NOSSAS NEWSLETTER

Copyright © 2002 – 2019 – Omninews – Todos os direitos reservados. Política de Privacidade.