8 DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM QUER
COMEÇAR UM E-COMMERCE


O e-commerce virou uma saída para quem deseja alcançar seus sonhos. Entretanto, o que muita gente não sabe, é que as lojas virtuais também precisam de um bom planejamento antes de começar a vender.

Segundo pesquisas, hoje o Brasil conta com cerca de um milhão de comércios eletrônicos (45% deles compostos por apenas uma pessoa). Ou seja, muita gente inexperiente, as dicas básicas que esse post vai trazer, pode alavancar de vez o seu negócio.

8 PASSOS PARA ABRIR UM E-COMMERCE CONSISTENTE

1) Estude o mercado de e-commerce

Hoje em dia, existem vários modos de se preparar e conseguir entender todo o processo através de outros profissionais. Então, entre no youtube, assista aos vídeos, faça cursos, veja palestras sobre o mercado e a área em que você pretende atuar.

2) Plano de negócios

Agora, que você já se preparou e entende um pouco sobre a loja virtual e o seu ramo, é o momento de fazer um plano de negócios completo, com muitos estudos e projeções fiéis.

É necessário incluir expectativas realistas sobre o ROI (retorno sobre o investimento). Dessa maneira, todo esse planejamento vai deixar a sua empresa preparada para superar qualquer obstáculo ou despesa que apareça durante a sua jornada.

plano de negócios

3) Controle dos processos no E-commerce

Não basta apenas vender, é preciso muita gestão e eficiência para entregar seus produtos. Assim, é possível garantir uma jornada de atendimento eficiente para o seu cliente.

Por isso, o ERP é fundamental para sua empresa ganhar visão 360° de todos os processos, controle fiscal e administrativo da sua empresa. Dessa forma, você não se perde em meio a tantas informações cruciais e vê tudo isso em uma tela intuitiva.

4) Diferencial é essencial

O comércio eletrônico cresceu 12% no primeiro semestre de 2019, segundo o 40º Webshoppers. Logo, isso significa um mercado aquecido, mas também muito competitivo.

Então, fica clara a necessidade de se diferenciar de seus concorrentes, seja com produtos, promoções e até no atendimento. Buscar um diferencial não é uma tarefa fácil, mas é muito necessária para o sucesso.

5) Infraestrutura de TI

sala com servidores (data center)
Sua loja virtual precisa ter tecnologia de última geração para não travar o site quando o seu cliente estiver comprando.

Uma infra potente oferece disponibilidade para vender muito mais.

A cloud computing pode ser muito vantajosa e econômica para o seu negócio.

6) Automatize o máximo possível

Segundo entrevista de Roberto Calderón, da Associação Brasileira dos Agentes Digitais de São Paulo (Abradi-SP), empresas especializadas podem fazer o serviço de gestão, operação e logística.

De acordo com o especialista, terceirizar é mais barato e uma ótima opção para quem está começando.

7) Meios de pagamento no e-commerce

O mundo está cada vez mais digital e, por isso, é importante oferecer diversos meios de pagamento para facilitar o seu cliente. Além disso, é importante se atentar às questões de fraudes, garantir checkout transparente e também as bandeiras aceitas.

Clique aqui e saiba mais.

8) Leis e direitos do consumidor

O comércio eletrônico possui leis específicas e é preciso ficar de olho em cada uma delas. As mais famosas são: tamanho mínimo da fonte para a apresentação dos produtos, informações claras e o direito do arrependimento (o cliente tem 7 dias úteis após o recebimento do pedido para desistir da compra). Ou seja, o lojista tem que arcar com os custos da logística reversa.

Clique aqui e confira o decreto do governo brasileiro.
direito do consumidor no e-commerce

Resumindo, essas são só algumas dicas que podem ajudar você a se preparar para enfrentar os mais diversos desafios do e-commerce. Fique atento ao mercado, estude, tenha as melhores ferramentas e busque um diferencial. Boa sorte!

Redação Omninews

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